Os serviços integrantes do Projeto ApiceON de Santa Catarina juntamente com maternidades da Rede Cegonha, que vêm buscando aprimorar o Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia, se reuniram no dia 15 de outubro, em Florianópolis, em uma oficina para trabalhar a temática. O encontro, organizado pelo ApiceON em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC), o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, abordou o tema a partir da diretrizes colocadas pelo MS para organização da oferta.
Os serviços tiveram oportunidade de conversar sobre a proposta do Acolhimento e a Classificação de Risco (A&CR) em Obstetrícia, fazendo um debate a partir do manual do Ministério da Saúde. Na sequência, os participantes discutiram os desafios e potencialidades que identificavam nos serviços, destacando as principais necessidades. Entre elas, a garantia de profissionais em quantitativo suficiente para ofertar o A&CR em tempo integral, consolidar a prática de analisar os indicadores e tomar decisões a partir disto e formar os profissionais para uma classificação ágil e efetiva e para a escuta qualificada e sensível.
Os desafios envolvendo a rede de serviços do território também foram contemplados nas reflexões, com ênfase na fragmentação das informações e frágeis pactuações com os serviços da Atenção Primária em Saúde. Após esse debate, os participantes se debruçaram sobre casos clínicos, o que oportunizou uma rica discussão sobre o protocolo de classificação de risco.
O produto final da oficina foi a construção por serviço de um Plano de Ação, apresentado e discutido coletivamente. Como pactuações finais, os serviços se comprometeram de discutir o plano localmente e aprimora-lo, enviando posteriormente à área da SES responsável para coordenação da Rede Cegonha no estado.
A repercussão da oficina foi bastante positiva, tendo sido apreciado o modo como as atividades mobilizaram o grupo a ampliarem as suas análises sobre o A&CR, permitindo avançar na análise dos pontos frágeis e na proposição de melhorias.
Confira fotos da oficina aqui:
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On