Nos dias 12 e 13 de novembro aconteceram no estado de Santa Catarina as atividades relativas ao Seminário Estadual ApiceON.
No dia 12 de novembro, profissionais dos hospitais ApiceON – Maternidade Carmela Dutra (MCD), Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), Maternidade Darci Vargas e Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) – participaram de duas atividades. Uma oficina sobre o trabalho compartilhado em obstetrícia e neonatologia, com a obstetra Dra. Rosimarie Flemming dos Reis e o neonatologista Dr. Paulo Sergio Mario. Eles compartilharam a experiência do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre, auxiliando o grupo na discussão e análise do cenário catarinense e perspectivas futuras. A outra atividade foi uma roda de conversa sobre Violência Sexual, que contou com a colaboração da supervisora da região Sul, Célia Nicolotti, e da Assessora Técnica da Coordenação de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde (MS), Ana Laura Lobato Pinheiro, abordando as especificidades do atendimento em dois serviços ApiceON e construindo reflexões sobre as possibilidades de qualificação das ofertas nesses locais.
No seminário do dia 13 de novembro participaram cerca de 80 profissionais das maternidades catarinenses, tendo recebido destaque nas discussões os temas das Boas Práticas e da Violência Sexual. A Superintendente de Planejamento em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES-SC), Carmem Regina Delziovo, apresentou também a Política Hospitalar Catarinense da SES, que vem sendo construída e que proverá repasses aos serviços catarinenses a partir do alcance de alguns indicadores e critérios. O objetivo é fomentar o aprimoramento da atenção hospitalar no estado e oportunizar um acompanhamento sistemático desses serviços pela SES.
Durante a discussão sobre as boas práticas, os palestrantes convidados (do HNSC de POA) fomentaram um amplo debate com o público, que acompanhou interessado as explanações e estatísticas apresentadas.
O Seminário também oportunizou que os demais serviços materno-infantis catarinenses conhecessem um pouco mais do Projeto ApiceON. As maternidades inseridas no Projeto apresentaram relatos dos vários resultados alcançados nesses dois anos e das ações priorizadas para 2020. Algumas ações foram destaque nas falas dos serviços:
– A Maternidade Darcy Vargas destacou seus avanços em relação ao CPP, a consolidação do colegiado gestor e a sistematização da assistência a partir da revisão de POPs e protocolos; O HU mostrou o baixo índice de episiotomia, o fortalecimento do CPP e a implementação da oferta do DIU pós parto e pós abortamento; o HNSC destacou também o fortalecimento do CPP, os baixos índices de episiotomia e a forte atuação da Enfermagem Obstétrica nos partos de baixo risco, a MCD destacou o fortalecimento da integração ensino-serviço, do CPP e a atenção às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Na mesa sobre Violência Sexual estiveram presentes a Assessora Técnica da Coordenação de Saúde das Mulheres do MS, Ana Laura Lobato Pinheiro, membros da Equipe Multiprofissional do Serviço de Referência em Violência Sexual do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, e Caroline Schweitzer, integrante do Grupo de Pesquisa Violência em Saúde da Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mesa oportunizou um importante momento de sensibilização e esclarecimentos sobre a construção do atendimento em rede, humanizado e resolutivo.
A partir do Seminário foi possível constatar que o Projeto ApiceON fortaleceu em SC os movimentos de análise e discussão das práticas, fomentando a formação de rede nas diferentes regiões e a articulação interfederativa.
Confira imagens do evento:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On