Na última quinta-feira, 17 de agosto, foi realizado em Brasília o Seminário Nacional de Lançamento do Projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), promovido pela Escola de Enfermagem da UFMG em parceria com o Ministério da Saúde.
O projeto visa contribuir para a implementação e capilarização de boas práticas em hospitais de todos os estados brasileiros. Por meio de ações de qualificação, o projeto engloba os temas de atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual.A cerimônia de abertura contou com a presença da diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Eliane Marina Palhares Guimarães, da coordenadora do curso e presidente da Abenfo, professora Kleyde Ventura de Souza; representantes dos ministérios da Saúde e Educação, Conass, Conasems, Abrahue, EBSERH, Fiocruz, Fegrasgo e Abenfo.
A diretora da Escola de Enfermagem, professora Eliane Palhares, ressaltou que o convite feito à Universidade Federal, em especial à Escola de Enfermagem, e as unidades parceiras, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas, advêm do reconhecimento do trabalho que é feito há mais de 15 anos na unidade, quando teve início a formação de enfermeiras obstétricas na Escola. “É muito grande o nosso compromisso, a resposta que daremos à sociedade, e temos certeza que no que depender da EEUFMG estaremos dispostos a enfrentar os desafios que nos forem colocados. Precisamos e temos que investir na atitude de cada um de nós, e entendermos que o novo modelo de Atenção à Saúde da Mulher, só se concretizará se cada um de nós assumirmos a nossa parte, na formação profissional, na atenção a saúde e na gestão dos serviços de saúde. Nos colocamos a disposição na coordenação do conjunto de instituições, como parceiros, dos quase 100 hospitais envolvidos com o desenvolvimento da proposta, para constituirmos uma rede que realmente, daqui um tempo, possamos olhar para trás e ver que o objetivo foi atingido, identificado na melhora dos indicadores relativos à atenção a mulher e a crianças”, enfatizou.
A coordenadora do projeto, professora Kleyde Ventura, em seu depoimento, destacou dois marcos: inovação e cuidado. “A inovação é nossa responsabilidade: professores, pesquisadores e preceptores. O segundo é o cuidado como valor imprescindível à mudança do modelo assistencial”. Ela enfatizou, ainda, que o Apice On vai trazer uma oportunidade de trabalhar com dois outros temas que precisam ser tratados com muito cuidado: planejamento reprodutivo das mulheres, que marca a sua autonomia e também às mulheres que vivem em situação de violência sexual e aborto. “São temas que ainda precisam ser tratados com muito cuidado e sensibilidade e agora com a responsabilidade de mudar o ensino pela prática. Essa é a força desse projeto, essa é a sua própria inovação, mostrando já aqui uma inversão de valores que nos colocam numa situação muito desafiadora e de muita responsabilidade em relação as práticas nos serviços de saúde com atividades de ensino”.
Segundo Kleyde, a enfermagem obstétrica brasileira tem sido parceira do Ministério da Saúde. Com a criação da estratégia Rede Cegonha, 1500 novas vagas foram oferecidas para a formação e capacitação de enfermeiras. “Temos certeza que as profissionais formadas ou capacitadas com financiamento do Ministério da Saúde estão disponíveis para atuarem também nessa mudança de modelo que agora não é mais somente de atenção, é também de formação. Devemos, como entidade de classe, nos responsabilizar por chamar os profissionais, trazê-los para dentro desse projeto e também articular para o fortalecimento dele”, finalizou.
(Assessoria de Comunicação Social da Escola de Enfermagem da UFMG)
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On