Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Análise Temporal da Prevalência da Obesidade e do Sobrepeso no Brasil …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Migowski, A. e Tavares Lameiro da Costa, G. 2024. Análise Temporal da Prevalência da Obesidade e do Sobrepeso no Brasil entre 2006 e 2023: Evidências a partir dos dados do Vigitel. OnScience. 2, 1 (jan. 2024), e00104. DOI:https://doi.org/10.33634/2764-0736.2023.0104.

Introdução
O excesso de peso é importante fator de risco para aumento de morbidade e mortalidade numa população, sendo considerado como a segunda maior causa de morte evitável, ficando atrás apenas do tabagismo. O objetivo do presente artigo é descrever a série histórica de prevalência de sobrepeso e de obesidade no Brasil entre 2006 e 2023, tanto no geral, quanto estratificado por sexo, faixas etárias e Unidades da Federação.

Materiais e Métodos
As fontes de dados utilizadas foram todas as edições do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). As análises foram realizadas no programa estatístico SAS on demand.

Resultados
Considerando o conjunto de todas as capitais estudadas, entre 2010 e 2011 a proporção de indivíduos com excesso de peso passou a ser semelhante à proporção de indivíduos com peso normal nas capitais brasileiras e a partir de 2012 a mesma superou a proporção de indivíduos com peso normal. E por fim, nos resultados de 2023 para o Brasil como um todo, pela primeira vez a proporção de indivíduos com sobrepeso ultrapassou a daqueles com peso normal.

Conclusões
A presente análise da série histórica do inquérito Vigitel mostra um cenário preocupante nas capitais brasileiras com um aumento progressivo da proporção de obesidade e de sobrepeso e diminuição de peso normal, bem como a velocidade que estas proporções estão se alterando no tempo. Embora haja variações em cada capital, o cenário geral é semelhante.

Disponível Em: <https://onscience.com.br/>