Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Pesquisa nacional de saúde do escolar : 2019 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. – Rio de Janeiro : IBGE, 2021. 162 p. : il.

Esta publicação apresenta resultados da quarta edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE, realizada em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Ministério da Educação. A PeNSE fornece informações para o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para a saúde dos escolares, do Ministério da Saúde, com dados atualizados sobre a prevalência e a distribuição desses fatores no público-alvo.

Particularmente neste momento em que o País e o mundo atravessam uma crise sanitária sem precedentes, com implicações profundas nas condições de vida e saúde de toda a população, com fortes impactos nos fatores de risco e proteção de jovens e adolescentes, a PeNSE cumpre um novo papel, adicional, de fornecer informações, imediatamente anteriores à pandemia de COVID-19, sobre a realidade de adolescentes e jovens brasileiros. Dessa forma, torna-se referência ao fornecer importantes parâmetros para o direcionamento de políticas públicas de recuperação e proteção da saúde desse grupo populacional.

Seguindo um processo de aperfeiçoamento contínuo, importantes inovações foram introduzidas na edição 2019 da PeNSE. Ajustes, atualizações e adequações nos instrumentos de coleta foram feitos para contemplar novos indicadores e facilitar sua compreensão pelos escolares das diversas regiões do País. Uma das mais significativas modificações, contudo, foi a ampliação da amostra para a disponibilização de dados de escolares de 13 a 17 anos de idade, das redes pública e privada, possibilitando sua desagregação por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais. Essa ampliação ainda permite a continuidade do acompanhamento da série histórica de indicadores para escolares do 9o ano do ensino fundamental.

Dessa forma, a PeNSE 2019 pode contribuir de maneira mais objetiva e direta para a elaboração de políticas e estratégias de gestão nas diversas esferas administrativas, aprimorando a identificação e o acompanhamento de fatores relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial e de exposição às condições de risco para esse grupo etário, além de permitir uma melhor comparabilidade com indicadores internacionais.

Cabe ressaltar a importância da colaboração do Ministério da Educação na disponibilização dos dados do Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, para seleção da amostra e na sensibilização da participação das escolas na pesquisa junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Nesse sentido, também é importante ressaltar o exitoso trabalho da Rede de Coleta do IBGE, supervisores e equipe de gerência da pesquisa, que a concluíram sem que houvesse nenhuma recusa das escolas selecionadas na amostra em responder à PeNSE 2019.

Os dados aqui divulgados estão disponíveis para consultas no formato de tabelas de resultados e no Banco Multidimensional de Estatísticas – BME, no portal do IBGE na Internet.

Disponível Em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/>