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História de Vida de Estudantes Universitários e a (Con)vivência com a Deficiência Motora

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Mazera MS, Padilha MICS, Tholl AD, Schoeller SD, Martins MMFPS. A história de vida de estudantes universitários e a (con)vivência com a deficiência motora. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180134. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180134.

Objetivo
Compreender a história de vida de estudantes universitários e a convivência com a deficiência motora.

Método
Pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com oito estudantes universitários com deficiência motora. Coleta de dados realizada entre outubro de 2016 e março de 2017. Foi utilizada a análise temática dos dados.

Resultados
Emergiram duas categorias: família como porto seguro e relacionamentos extrafamiliares: fraquezas e fortalezas. A família e os amigos foram fundamentais para o enfrentamento da deficiência, destacando-se pelo apoio e afeto. Os amigos apresentaram-se encorajadores para superar as limitações e dificuldades. A vida extrafamiliar foi exposta a preconceitos que resultaram em medos e traumas.

Conclusão
O impacto da deficiência motora no cotidiano é resultante das experiências de vida. As convivências familiares saudáveis, junto com laços fortes de amizade, fizeram com que as dificuldades encontradas no cotidiano desses estudantes fossem amenizadas.Palavras-chave: Enfermagem. Pessoas com deficiência. Relações familiares. Relações interpessoais. Universidades

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