O Projeto ApiceON iniciou, em março de 2020, uma ação denominada Qualificação da Indicação de Cesarianas no âmbito dos hospitais ApiceON. Esta ação vem da necessidade de qualificar o uso da ferramenta de gestão do cuidado “Classificação de Robson” e fortalecer a capacidade dos profissionais para o manejo da assistência ao parto, aumentando a segurança no acompanhamento das parturientes e nas indicações de intervenções de acordo com critérios clínicos.
A Classificação de Robson é utilizada para monitorar e classificar as cesarianas realizadas, identificando quem são as mulheres submetidas à esse procedimento por grupos homogêneos em relação às seguintes características: paridade, idade gestacional, gestação única ou múltipla, história de cesária anterior nas multíparas, apresentação fetal e início do trabalho de parto (espontâneo, induzido ou cesárea eletiva).
Foram convidados 16 hospitais para a ação de Qualificação de Indicação de Cesarianas, que apresentavam taxas mais elevadas de cesariana (em torno e acima de 60%). Dessas 16 instituições, 12 atenderam o convite e outros 04 foram substituídos por hospitais com desejo de melhorar a utilização da Classificação de Robson no serviço. A ação propõe oito encontros via webconferência com profissionais dos hospitais selecionados, atividades de dispersão, e conta com a participação de “especialistas”, que são profissionais médicos obstetras denominamos dessa maneira pela disponibilidade de colocar seus conhecimentos em discussão. São eles: Maria Regina Torloni, Edson Souza e Helena Paro.
Em 20 de fevereiro aconteceu uma apresentação da ação Qualificação de Indicação de Cesarianas e, em seguida, foram realizadas duas webconferências, a primeira no dia 05 de março, com 43 pontos ligados e representação de todos os hospitais participantes. Na segunda, realizada em 19 de março, foram 35 pontos ligados, com a ausência de dois hospitais do Nordeste em virtude de um feriado local. Contudo, a supervisão e mediação do Projeto ApiceON na região Nordeste estavam presentes com o compromisso de levar a discussão para os grupos.
Esta ação de Qualificação de Indicação de Cesarianas é um movimento de formação mediado pela tecnologia, que ainda não faz parte do processo tradicional de aprendizagem, e está conseguindo um quantitativo importante de participação. Dessa maneira, as primeiras impressões dessa ação de qualificação é considerada exitosa para o Projeto ApiceON.
“ Acredito que as webs são ferramentas valiosas para a qualificação de assuntos pertinentes ao projeto. Conecta pessoas com saberes diversos que estão distantes geograficamente, proporcionando uma experiência tão proveitosa como a presencial. A didática da web da classificação de Robson, com prática e exercícios, interativa, com detalhamento da forma de olhar para esses indicadores, me ajudou a qualificar a discussão com os serviços que acompanho, refletindo em análises mais profundas e pactuação de ações mais assertivas no POA.” depoimento da Ana Lucia Amaral, mediadora ApiceON do Rio Grande do Sul.
Conteúdo relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On