Góes, F. G. B., & Cabral, I. E. (2017). A alta hospitalar de crianças com necessidades especiais de saúde e suas diferentes dimensões [Hospital discharge in children with special health care needs and its different dimensions]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e18684.
Objetivo
Desvelar as práticas discursivas e sociais de profissionais de saúde e de familiares cuidadores sobre a alta hospitalar de crianças com necessidades especiais de saúde.
Método
Pesquisa qualitativa, realizada em 2013, junto a seis profissionais de saúde e 11 familiares cuidadores, na unidade de pacientes internos de um Hospital Universitário Federal Pediátrico no município do Rio de Janeiro, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (CAAE: 01504512.2.0000.5264; Parecer n.º 39272). Conjugaram-se as técnicas de entrevista semiestruturada com Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade do Método Criativo e Sensível. Aplicou-se a Análise Crítica de Discurso.
Resultados
Revelaram-se três tipos de alta: a clínico-administrativa, a procedimental e a social. Há uma fragmentação dos papéis de cada profissional na alta.
Conclusão
Para a continuidade do cuidado em casa com autonomia, segurança e qualidade, faz-se necessária a construção de um processo de alta interdisciplinar, dialógico e pautado na integralidade do cuidado.
Disponível Em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/>