Moreira MCN, Mitre RMA. A Humanização das Salas de Quimioterapia Pediátricas do Rio de Janeiro: o hospital pelo olhar das crianças. Set 2007.
A área de investimento em Oncologia Pediátrica do Instituto Desiderata tem por missão contribuir com a melhoria das condições de tratamento e cura do câncer infanto-juvenil. Para isso, além do eixo de trabalho Estrutural que comporta todas as atividades de articulação política em favor da causa do câncer infanto-juvenil e da produção de conhecimento, esta Área de Oncologia Pediátrica conta com mais dois eixos de trabalho executivo:
Eixo Diagnóstico – focado na promoção do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Hoje, as ações nesse campo são estruturadas no âmbito da iniciativa interinstitucional e intersetorial Unidos pela Cura.
Eixo Assistencial – voltado para o desenvolvimento de programas que contribuam com a melhoria da estrutura de assistência dos serviços de oncologia pediátrica no Rio de Janeiro.
a) Programa Ampliando o Acolher, que comporta projetos de humanização da assistência.
b) Programa Vencer e Viver, que abrange projetos de melhoria das condições de gestão dos hospitais, bem como de ampliação da capacidade de assistência especializada. O “Projeto de Humanização das Salas de Quimioterapia” se insere no Programa Ampliando o Acolher. Cabe destacar que esse Projeto contempla investimentos tanto na melhoria das condições físicas dos hospitais, como também na oferta de oportunidades de intercâmbio e geração de conhecimento para as equipes dos serviços de oncologia pediátrica.
Esta publicação tem por objetivo registrar o rico processo de reflexão sobre as variáveis e expectativas dos serviços de oncologia pediátrica envolvidas na elaboração de um projeto de humanização voltado para os espaços de quimioterapia no Rio de Janeiro. Esperamos que o conhecimento aqui compartilhado venha a contribuir com o desenvolvimento de outras iniciativas que fortaleçam a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde.
Disponível Em: <http://www.desiderata.org.br/>