Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Aprendendo a Lidar com a Depressão e Outros Sintomas Neuropsíquicos no Climatério

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIT.

Esta cartilha é um produto do doutoramento da Profª Cristina Maria Duarte Wigg, a partir do desenvolvimento do subprojeto “A relação entre depressão, ansiedade, ideação suicida, estresse e sono em mulheres na pós-menopausa”, do projeto “Envelhecimento da mulher: estudo das comorbidades de maior prevalência da mulher na pós menopausa visando um envelhecimento com melhor qualidade de vida” da Profª doutora Lizanka Paola Figueiredo Marinheiro, vinculado ao Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz -RJ). O subprojeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do IFF/Fiocruz, sob o parecer n°3.273.150, de 18 de abril de 2019.

O objetivo desta cartilha é levar informações relevantes de forma clara e objetiva para mulheres, profissionais de saúde e toda a sociedade acerca da saúde mental no climatério feminino através dos achados da pesquisa em questão, da análise de estudos científicos e demais meios de informação relacionados ao tema.

Aqui você irá encontrar informações sobre o que é o climatério e os possíveis fatores que podem influenciar na saúde mental de mulheres durante este período, apontando os principais sintomas neuropsíquicos, os dispositivos assistenciais disponíveis para o atendimento desse público e as políticas públicas existentes.

Agradecemos a cada mulher que aceitou participar da pesquisa supracitada, enriquecendo e colaborando para o aperfeiçoamento do nosso trabalho. Assim sendo, buscamos promover uma melhor qualidade de vida e bem estar para as mulheres através da visibilidade sobre os cuidados necessários e as possíveis mudanças neuropsicológicas nesta fase tão importante da vida. Reforçamos a importância do trabalho multiprofissional para melhor atender e acolhê-las e a contribuição para a democratização de informações, visando uma sociedade mais consciente e solidária.

Disponível Em: <http://www.iff.fiocruz.br/>