Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022.

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan/Depros/Saps/MS), apresenta o Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes. Este material tem como objetivo fortalecer a promoção da saúde, a nutrição adequada de gestantes e crianças e, assim, contribuir com o pleno desenvolvimento humano. A ação de prevenção e controle dos agravos nutricionais são compromissos expressos na Política Nacional de Alimentação e Nutrição que tem como propósito melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira.

Este documento apresenta as recomendações referentes aos atuais Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes, que são formulados a partir das necessidades de saúde do território brasileiro, considerando os agravos nutricionais de maior frequência e relevância e observando os critérios de risco e vulnerabilidade da população.

São eles:
– Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS.
– Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF).
– Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA).

Espera-se, por meio deste material, apoiar os gestores e os profissionais de saúde na implementação e na operacionalização dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e reforçar a agenda de prevenção e atenção à anemia, hipovitaminose A e outras deficiências nutricionais, de forma a fortalecer e aprimorar a ação em todo o País.

Disponível Em: <https://bvsms.saude.gov.br/>