Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Cateterização Venosa Central em Crianças Internadas em Unidade …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Paiva BSR, Fioretto JR, Paiva CE, Bonatto RC, Carpi MF, Ricchette SMQ, Moraes MA. Cateterização venosa central em crianças internadas em unidade de terapia intensiva pediátrica: Complicações. Rev. Paul. Pediatria 2006; 24(1):35–41.

Objetivo
Descrever as complicações de inserção e manutenção da cateterização venosa central em crianças gravemente en-fermas e identificar os fatores de risco para tais complicações.

Métodos
Estudo prospectivo e descritivo de pacientes de um mês a 18 anos de idade, internados em UTI pediátrica de outubro de 2003 a setembro de 2004, que foram submetidos à punção venosa central no ambiente da unidade.

Resultados
120 cateteres foram inseridos em 83 pacientes. Sete (5,8%) tentativas de punção foram mal-sucedidas. As complicações de inserção mais freqüentes foram: mau posicionamento do cateter (17,6%), punção arterial (10,9%) e pneumotórax (4,1%). Mais de três tentativas de punção associou-se a complicações de inserção (p=0,004). Quanto às complicações de manutenção, a infecção local foi a principal (68,2%), que se associou a: troca de cateter com fio-guia (p=0,008), uso de ventilação mecânica (p=0,025) e permanência do cateter por mais de sete dias (p=0,001). Os profissionais de Enfermagem, em elevada porcentagem, não lavaram as mãos antes da realização dos curativos dos cateteres (82,3% dos curativos), havendo associação entre a não-lavagem das mãos e a infecção no local de inserção do cateter (p<0,05).

Conclusões
Mais de três tentativas de punção é fator de risco para complicações de inserção. Já uso de ventilação mecânica, troca de cateter com fio-guia e permanência do cateter por mais de sete dias são fatores de risco para complicações de manutenção. É fundamental a educação continuada quanto aos cuidados de enfermagem na manutenção de cateteres, principalmente em relação à lavagem das mãos.

Disponível Em: <https://www.spsp.org.br/>