SBP.Sociedade Brasileira de Pediatria. Como otimizar a ingestão de cálcio e o ganho de massa óssea em adolescentes.Departamento Científico de Adolescência. Guia Prático de Atualização. n◦ 5,junho, 2017.
A adolescência é um período de intenso crescimento e desenvolvimento, marcado por mudanças nas preferências alimentares, questionamentos dos padrões familiares, influência dos grupos de amigos, pressões e modificações dos hábitos de vida, fatores que fazem deste, um período de risco nutricional. As necessidades nutricionais são influenciadas pela taxa de crescimento físico e alterações na composição corporal. Neste cenário, os aspectos nutricionais relacionados com o crescimento físico merecem grande atenção, particularmente o cálcio da dieta, uma vez que este mineral desempenha um papel fundamental no processo de mineralização óssea.
Embora participe de outras funções, o alvo principal do cálcio é o tecido ósseo e o dentário. O osso é um tecido extremamente dinâmico, formado, sobretudo por células denominadas osteoblastos e osteoclastos, por minerais (cálcio e fósforo) e por uma matriz orgânica constituída de proteínas colágenas e não colágenas. Os osteoblastos são derivados de células tronco pluripotentes mesenquimais, que sintetizam e mineralizam a matriz proteica, enquanto os osteoclastos, células grandes multinucleadas associadas às células da linhagem hematopoiética, monócitos e macrófagos, promovem a reabsorção óssea, dissolvendo o tecido mineral, liberando cálcio e fósforo no líquido extracelular. Através de suas atuações, estas células mantêm o tecido ósseo em constante processo de remodelação.
Disponível Em: <https://www.sbp.com.br/>