Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Comportamento Suicida em Adolescentes: Desafios e Reflexões para os Pediatras Brasileiros

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Filho OCS, Minayo MCS. Comportamento suicida em adolescentes: desafios e reflexoes para os pediatras brasileiros. Adolesc Saude. 2018;15(Supl. 1):68-72

Objetivo
O comportamento suicida é um fenômeno complexo, multicausal e multifatorial, sendo compreendido como um continuum de autoagressoes que envolve ideaçao, planejamento, tentativas e atos suicidas. Apesar do seu reconhecimento pela Pediatria na morbimortalidade infanto juvenil, o debate sobre esse tema ganhou destaque a partir da mídia e da sua influência nos adolescentes. Dessa forma, o questionamento sobre o papel dos pediatras brasileiros diante do comportamento suicida torna-se relevante no cenário acadêmico e profissional.

Métodos
Propomos essa comunicaçao a partir dos resultados preliminares da pesquisa “Percepçao e conhecimento de médicos residentes em pediatria no Rio de Janeiro sobre comportamento suicida na infância e adolescência”, e objetivamos apontar alguns desafios e reflexoes sobre as publicaçoes e práticas da Pediatria nacional, dada a urgência e as lacunas encontradas acerca do comportamento suicida.

Conclusão
Duas categorias emergiram com destaque nas falas dos participantes da pesquisa: as lacunas na formaçao e a influência negativa da mídia, especialmente em seus novos formatos. Diante do curso normal da adolescência e suas diversas vulnerabilidades, o reconhecimento de seu sofrimento psíquico e uma maior compreensao de seu acesso e relaçao com as redes e games podem proporcionar a promoçao da resiliência e um diálogo sobre os tabus constituintes de nossa sociedade.

Disponível Em: <https://www.adolescenciaesaude.com/>