Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais…

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19 – Terceira atualização

Fundação Oswaldo Cruz. Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. Fevereiro, 2021.

Em reconhecimento ao contexto no qual seguimos vigilantes no enfrentamento da pandemia de COVID-19, a Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz apresenta novas atualizações e contribuições sobre o planejamento, monitoramento e vigilância para o retorno seguro das atividades escolares presenciais. O documento que segue é produzido por um Grupo de Trabalho-GT interno da Fiocruz que se dedica ao tema há mais de 1 ano, com o intuito de pesquisar, discutir e trocar experiências com outras iniciativas implicadas da sociedade em geral. Deste modo, serão apresentados aspectos de análises epidemiológicas, informações clínicas sobre o adoecimento e transmissibilidade, testes, vacinação, ventilação dentre outros.

Podemos afirmar que o objetivo central deste documento está na reafirmação de que se valorize a proteção da comunidade escolar no intuito de evitar a disseminação do SARS-CoV-2 em um contexto de avanço da retomada das atividades presenciais.

Desde o primeiro documento, destacamos a importância da escola como promotora da saúde através de recomendações de modo a contribuir para a segurança do retorno e manutenção das atividades planejadas, com a máxima redução de riscos possível.

Vale destacar que valorizamos a ampliação do acesso da vacinação dos educadores aliado principalmente a estratégias de monitoramento e vigilância permanente para a melhor gestão do plano a ser estabelecido pela comunidade escolar. Temos ainda como expectativa que as autoridades sanitárias locais consigam apoiar a produção de informações sobre esse monitoramento epidemiológico com vistas a ampliar a análise dos dados das bases oficiais.

A despeito deste documento representar nossa terceira atualização do documento original, ele vem reforçar a necessidade do uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social como medidas indispensáveis ao controle da pandemia em nosso país, associadas à progressão da
imunização.

Os aprendizados sobre a pandemia são diários e têm sido apresentados pela comunidade científica em grande velocidade, portanto, este documento deve ser entendido em seu contexto na data de sua elaboração e estará sujeito a revisões e atualizações.