De Almeida, Carlos Alberto et al. Critério da Associação Brasileira de Nutrologia para diagnóstico e tratamento da síndrome metabólica em crianças e adolescentes. International Journal of Nutrology. 13. 054-068. 10.1055/s-0040-1721663.
Introdução
Síndrome Metabólica é um conjunto de fatores bioquímicos, fisiológicos, clínicos e metabólicos que se iniciam com a resistência periférica à insulina e que, quando concomitantemente presentes, elevam o risco de desenvolvimento de aterosclerose, eventos cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2 e mortalidade por qualquer causa. Em crianças, não há consenso sobre critérios diagnósticos e tratamento, por isso a importância de seu estabelecimento e padronização.
Objetivo
Publicar um consenso da Associação Brasileira de Nutrologia para diagnóstico e tratamento da Síndrome Metabólica em crianças e adolescentes.
Métodos
Revisão de literatura e discussão entre os autores.
Resultados
Para o diagnóstico, recomenda-se o uso dos seguintes parâmetros: excesso de adiposidade corporal, dislipidemia, alteração do perfil glicêmico-insulinêmico e elevação da pressão arterial. Será considerada portadora de síndrome metabólica o adolescente ou a criança, com sete anos de idade ou mais, que apresentar valores alterados em pelo menos 3 dos 4 critérios. Mudanças do estilo de vida, melhora em quantidade e qualidade alimentar e aumento da atividade física são utilizados como terapêutica inicial, sendo que o uso de metformina é indicado para o controle da resistência insulínica quando essas medidas não forem suficientes. Liraglutida pode ser utilizada em maiores de 12 anos para promover perda de peso, sendo a cirurgia bariátrica reservada para casos especiais de obesidade grave.
Conclusão
Reconhecimento e tratamento precoces da Síndrome Metabólica em pediatria proporcionam prevenção de eventos adversos cardiovasculares e diabetes nos pacientes e melhora a qualidade de vida dos mesmos e o presente consenso busca padronizar essas condutas.
Disponível Em: <https://www.thieme-connect.de/>