Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Critérios Diagnósticos das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde. Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde. Terceira Diretoria. Critérios Diagnósticos das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) de notificação nacional obrigatória para o ano de 2023. Brasília. 2023.

A definição dos critérios diagnósticos de infecção para a vigilância das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) em serviços de saúde permite a harmonização necessária para identificar o caso, coletar e interpretar as informações de modo sistematizado pelos profissionais e gestores do sistema de saúde. Nesse sentido, com o objetivo de padronizar em nível nacional os critérios epidemiológicos das IRAS, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa (GVIMS/GGTES/Anvisa) publicou em 2010, o Manual: Critérios Diagnósticos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Para a elaboração desse manual, foram formados grupos técnicos (GT) com especialistas de notório saber de todo o país. Os GTs também foram responsáveis pelas revisões do referido manual nos anos de 2016, 2019 e 2021.

Foram utilizados como base para a elaboração dos critérios diagnósticos epidemiológicos nacionais das IRAS critérios internacionais adaptados à realidade do Brasil, considerando critérios clínicos e laboratoriais.

Idealmente, os critérios diagnósticos epidemiológicos e clínicos devem ser semelhantes, no entanto, existem situações nas quais isso não ocorre. Em algumas situações, mesmo com o diagnóstico de infecção e o tratamento estabelecidos pelo médico do paciente, o critério diagnóstico epidemiológico para IRAS não é atendido, de acordo com a definição nacional. O contrário também é possível. Dessa forma, considerando esse racional, destacamos que para fins de vigilância e notificação, só deverá ser considerada a existência da IRAS se as informações obtidas sobre o caso atenderem aos critérios diagnósticos aqui descritos, a fim de que possam ser comparáveis entre os diversos serviços para o Sistema Nacional.

Com objetivo de melhorar o entendimento e aplicabilidade dos critérios diagnósticos das IRAS, bem como reduzir a subjetividade na definição das IRAS e padronizar os conceitos utilizados em sua vigilância, no capítulo 1 apresentaremos as definições relevantes e exemplos de algumas situações práticas. Destaca-se que os conceitos contidos no capítulo 1 não se aplicam às infecções de sítio cirúrgico.

(…)

Disponível Em: <https://www.gov.br/>