Organização Mundial da Saúde e UNICEF. Cuidados de criação para o desenvolvimento na primeira infância. Plano global para ação e resultados. 2018.
O cérebro é construído. As experiências na primeira infância têm um impacto profundo sobre o desenvolvimento cerebral — afetam a aprendizagem, a saúde, o comportamento e, em última análise, as relações sociais e a renda dos adultos. Entretanto, não cuidamos do cérebro das crianças pequenas do mesmo modo que procuramos cuidar de seu corpo atualmente. O investimento nos primeiros anos é um dos mais efetivos e eficientes que um país pode fazer para eliminar a pobreza extrema, estimular a prosperidade coletiva e criar o capital humano necessário para a diversificação e o crescimento das economias. Um mundo cada vez mais digital e global valoriza ainda mais as competências originadas na primeira infância, como a capacidade de raciocínio, a aprendizagem contínua, a comunicação eficaz e a colaboração. As pessoas que não adquirem essas habilidades desde cedo, e não conseguem consolidá-las ao longo da infância e da adolescência, tendem a ser deixadas ainda mais para trás. Sabemos que milhões de crianças pequenas não estão desenvolvendo todo o seu potencial por causa de carências nutricionais, da falta de estimulação precoce, de oportunidades limitadas de aprendizagem precoce e da exposição ao estresse.
Este Plano de cuidados de criação é um roteiro de ação. Fundamenta-se em evidências recentes sobre o processo de desenvolvimento infantil e as intervenções efetivas para promover o desenvolvimento na primeira infância. Indica como os pais e cuidadores podem ser apoiados na criação de crianças pequenas. Reconhece a importância crucial de um ambiente favorável, e a função de vários setores para proteger, promover e apoiar o desenvolvimento cerebral durante toda a vida. O Plano concentra-se nos primeiros anos de vida, antes do início da educação primária. Expressa a importância crucial dos 1.000 primeiros dias,desde a concepção até o final do segundo ano de vida, quando o cérebro se desenvolve em uma velocidade surpreendente e é mais sensível a danos, bem como a intervenções para mitigar os riscos e otimizar o desenvolvimento. Descreve políticas e serviços, além das funções de diversos setores, sobretudo do setor da saúde, que tem alcance incomparável e função especialmente importante no apoio aos cuidadores para criar os alicerces dos cuidados de criação.
Este plano dirige-se a uma grande variedade de interessados diretos. Em primeiro lugar estão os formuladores de políticas nacionais e os gestores de programa nos ministérios e departamentos de saúde, educação, proteção da criança e bem-estar social. Dirige-se também a grupos da sociedade civil, parceiros de desenvolvimento, associações profissionais, instituições acadêmicas e iniciativas de financiamento, globais e nacionais. Além disso, pretende ser uma fonte de inspiração para parlamentares, provedores de serviço, instituições de educação profissional, setor privado e meios de comunicação a respeito do papel que podem desempenhar para assegurar que cada criança desenvolva todo o seu potencial. Por fm, mas não menos importante, por meio desses canais de interessados diretos, o Plano dirige-se às famílias, aos pais e a outros cuidadores que cuidam de crianças pequenas no dia a dia.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acolheram o desenvolvimento infantil para catalisar a transformação que o mundo busca alcançar nos próximos 15 anos. Nos ODS que abrangem a fome, a saúde, a educação e a justiça estão integradas metas relativas a desnutrição, mortalidade infantil, aprendizagem precoce e violência — metas que definem uma agenda para o desenvolvimento da criança na primeira infância. A Estratégia global do Secretário-Geral das Nações Unidas para a saúde das mulheres, das crianças e dos adolescentes 2016–2030 sintetizou a nova visão nos objetivos de Sobreviver, Prosperar e Transformar. A oportunidade de incentivar os investimentos no desenvolvimento da criança na primeira infância nunca foi tão grande como agora. Os governos e a comunidade global de interessados diretos em geral se comprometeram a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Instituições mundiais, entre as quais estão o Unicef, o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde, priorizaram o desenvolvimento da criança na primeira infância nos seus programas do trabalho. Por esse motivo, é mais urgente que nunca que trabalhemos em conjunto de maneira unificada. Este plano ajudará a guiar as ações necessárias para obter resultados.
Disponível Em: <https://www.who.int/>