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De Objeto a Sujeito: o Brincar de Crianças em uma Brinquedoteca Hospitalar

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Bahia, Priscila Mary dos Santos, Bichara, Ilka Dias, & Santos, Iris Araújo dos. (2018). De objeto a sujeito: o brincar de crianças em uma brinquedoteca hospitalar. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, 38(95), 230-237.

Embora a hospitalização infantil submeta as crianças a vivências difíceis, nota-se que as mesmas mantêm nesse espaço, de forma viva, diversos comportamentos lúdicos, como as suas brincadeiras. Considerando esse aspecto, o presente trabalho teve por objetivo analisar o protagonismo das crianças em uma brinquedoteca hospitalar, identificando as suas brincadeiras e os seus enredos. Para isso, foram observados os comportamentos lúdicos de 11 crianças, com idades de seis a 12 anos, internadas em um hospital público localizado em Salvador-Ba. Os registros foram feitos no ambiente da brinquedoteca em sessões de 30 minutos. Registraram-se 41 episódios de brincadeiras variadas, associadas com outras atividades lúdicas, tais como a pintura e o desenho, sendo predominante o número de brincadeiras de faz-de-conta, com 19 episódios. Notou-se que, apesar da vivência hospitalar, as crianças não limitaram a sua existência enquanto brincantes, elas envolveram-se ativamente na construção das suas brincadeiras. Dessa forma, este estudo aponta para o protagonismo das crianças, mesmo diante de uma condição de enfermidade, protagonismo esse que a retira do lugar de objeto de cuidados e a coloca enquanto sujeito de desejo e criação.

Disponível Em: <http://pepsic.bvsalud.org/>