CABRAL, I.V; MOTTA, I.S; PIMENTEL, T.G.P; CORRÊA, M.P.O. ARRUÉ, A.M. NEVES, E.T. Demandas de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde na Atenção Primária da Cidade do Rio de Janeiro. Cienc Cuid Saude. n. 19, 2020.
Objetivo
Analisar demandas de crianças com necessidades especiais de saúde que implicaram em mudanças na forma de cuidar em casa.
Método
Pesquisa descritiva implementada com dados do Children with Special Health Care Neesds Screener© – versão brasileira, integrada ao estudo tricêntrico (Santa Maria RS, Rio de Janeiro-RJ e Ribeirão Preto SP). Entrevistou-se589 familiares de crianças com menos de 12 anos, em 12 serviços da atenção primária. Dados tratados com estatística descritiva.
Resultados
Segundo os domínios de necessidades especiais, a prevalência dessas crianças foi 12,4%, predominando as doenças crônicas respiratórias e tegumentares. Desse grupo, 63% era da raça/cor parda e preta e 37%branca; 35,6%eram beneficiados com programas de transferência de renda (bolsa família e prestação continuada); 20,5% viviam em ambientes cujo lixo e esgoto eram descartados a céu aberto, com água sem tratamento.
Conclusão
As condições de vulnerabilidade social se somaram às clínicas que afetaram o modo de as crianças serem cuidadas em casa. Conhecimento sobre as necessidades, condições de vida, demandas de cuidado e de acesso podem auxiliar na reestruturação dos serviços e acolhimento na atenção primária.
Disponível Em: <https://pesquisa.bvsalud.org/>