Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Desafio Global de Segurança do Paciente Medicação sem Danos – Boletim ISMP …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Instituto de Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP). Desafio Global de Segurança do Paciente Medicação sem Danos – Boletim ISMP – Volume 7. Número 1. Fevereiro 2017.

A divulgação do relatório do Institute of Medicine (IOM), intitulado To Err is Human, em 1999, revelou o impacto da ocorrência de eventos adversos associados ao processo de assistência à saúde para pacientes e instituições1. Com isso, maior atenção passou a ser voltada para o tema segurança do paciente, bem como para a necessidade de se discutir sobre a melhoria da qualidade dos cuidados em saúde em todo mundo.

A Aliança Global para Segurança do Paciente foi lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. Constituída como um esforço internacional, foi a primeira iniciativa envolvendo a OMS, agências reguladoras, governantes e pacientes, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de políticas e práticas em segurança do paciente nos estados membros e reduzir danos causados por eventos adversos em saúde2,3. Sua criação permitiu a formação da Unidade de Segurança e Gerenciamento de Risco da OMS, que, dentre suas principais iniciativas, instituiu o Desafio Global de Segurança do Paciente.

O Desafio Global de Segurança do Paciente tem como objetivo identificar áreas de risco significativo para a segurança do paciente e fomentar o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de prevenção de danos4. Os dois primeiros desafios foram lançados em 2005 e 2008, com os temas “Higienização das Mãos” e “Cirurgia Segura”, respectivamente, e tinham como objetivo central a redução de infecções associadas aos cuidados em saúde e o risco associado às cirurgia.

Disponível Em: <https://www.ismp-brasil.org/>