Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Desospitalização: Reflexões para o Cuidado em Saúde e Atuação Multiprofissional

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Desospitalização: reflexões para o cuidado em saúde e atuação multiprofissional [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.

Este livro foi escrito por um grupo de profissionais extremamente comprometidos, que decidiu levar a desospitalização ao seu lugar merecido dentro do Sistema Único de Saúde, iluminados pelo princípio da integralidade da atenção à saúde. Para isso, formaram a Câmara Técnica (CT) de Desospitalização dos hospitais e institutos federais no Rio de Janeiro, que trata desse tema fundamental para a organização da saúde brasileira, destacando a importância da articulação de redes, das práticas integrativas e de educação em saúde; apontando reflexões pertinentes à resolutiva humanizada no trato de pessoas em condição de doença crônica complexa e cuidados paliativos; a abordagem multidisciplinar e a gestão. Juntos, produziram inúmeras ações, e de um de seus desdobramentos nasce este e-book.

Nele, você, leitor, encontrará ricas experiências e a descrição das ações desenvolvidas por essas equipes de desospitalização. Vai perceber, também, que a desospitalização fundamenta-se na construção do processo de transição do cuidado de modo dialógico, humanizado, respeitando as necessidades e as escolhas possíveis do usuário e da família.

No decorrer do livro, você identificará que essa estratégia pode ser aplicada em diversas populações, como adultos com doenças crônicas não transmissíveis, crianças e adolescentes e usuários em cuidados paliativos. Por isso, suas diretrizes são pautadas no princípio da integralidade e exigem que a equipe multidisciplinar trabalhe de forma coordenada e em rede para ter resolutividade.

Diante desse cenário, pode-se afirmar que a desospitalização se insere no processo do cuidar, na gestão, na educação em saúde, envolve o cuidado integral, a gestão de leitos, o planejamento para a alta, a humanização e o protagonismo do paciente.

A desospitalização é o pilar central da revolução que ocorre no setor da saúde. Seria impossível o surgimento deste trabalho se não houvesse profissionais de toda a linha do cuidado extremamente envolvidos e dedicados aos pacientes.

A vocês dedicamos toda a gratidão, a admiração e o respeito. É certo que juntos somos mais fortes sempre.
Que este rico material cumpra sua missão de servir como guia orientador no planejamento de ações de outras instituições de atenção à saúde no País.

Congratulações a todos e boa leitura.

Disponível Em: <https://bvsms.saude.gov.br/>