Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Entendendo a Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS : Como se Envolver

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Entendendo a Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS : como se envolver [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

Fazer escolhas sobre as melhores tecnologias em saúde para uma população, aliando as necessidades e preferências dos pacientes é um desafio em qualquer sistema universal de saúde. A incorporação de tecnologias no Sistema Único Saúde (SUS) é um tema que mobiliza muitos interesses na sociedade, às vezes antagônicos, no entanto, muitas vezes os aspectos sociais são postergados em detrimento de outros.

É possível assumir o custo adicional de novas tecnologias levando em conta também as necessidades e perspectivas dos pacientes? A resposta é sim, e isso se dá através de processos de avaliação de tecnologias transparentes e sistemáticos, nos quais todas as partes interessadas possam contribuir para a tomada de decisão.

Tal processo já existe sob a forma de avaliação das tecnologias em saúde (ATS). A ATS é um processo baseado em evidências que procura examinar as consequências da utilização de uma tecnologia de cuidados de saúde, considerando a assistência médica, social, questões econômicas e éticas.

Então, como a informação advinda dos pacientes e da sociedade como um todo pode contribuir? Os pacientes sempre têm algo a dizer sobre todos os aspectos de uma ATS, no entanto, muitas vezes não sabem como apresentar suas necessidades e preferências em uma forma organizada que possa ser usada no processo de ATS. É por isso que este guia é tão valioso.

O presente guia busca possibilitar um melhor entendimento para a população sobre o que é a ATS e como o público pode participar no processo de tomada de decisão. Ele descreve o processo de ATS e fornece exemplos de como contribuir com informações que serão importantes no contexto da ATS, considerando a perspectiva do público e do paciente sobre a doença e as tecnologias em saúde que serão avaliadas.

Por fim, o esforço na produção deste guia advém da certeza de que trabalhando em parceria e assegurando o envolvimento eficaz dos pacientes, cuidadores e do público seremos capazes de estimar as consequências a longo prazo do uso de uma tecnologia em saúde e avaliar o seu verdadeiro valor, possibilitando a construção de um SUS sustentável, visando o benefício de toda a sociedade.

Disponível Em: <http://bvsms.saude.gov.br/>