Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Estratificação de Risco Linha de Cuidado Materno-infantil Aprovada na …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Governo do Estado do Paraná. Secretaria da Saúde do Paraná. Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV). Estratificação de Risco Linha de Cuidado Materno-infantil Aprovada na CIB/PR em 24 de fevereiro de 2021

A Linha de Cuidado Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde tem como finalidade a organização da atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

A redução da mortalidade materno-infantil em especial a materna são resultados de diversas ações, tais como: a organização dos processos de atenção, o acolhimento precoce das gestantes no pré-natal, a estratificação de risco e a vinculação da gestante conforme estratificação de risco ao hospital mais adequado para atender o seu parto, bem como o processo de capacitação dos profissionais de saúde.

Tendo em vista as mudanças ocorridas no perfil das gestantes desde a implantação da rede materno-infantil, identificou-se a necessidade de revisar e atualizar os critérios para estratificação de risco das gestantes, a fim de qualificar a Atenção Pré-Natal.

Diante disso, a equipe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da SESA coordenou o processo de revisão da estratificação de risco gestacional de forma colaborativa em conjunto com profissionais da Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Atenção Hospitalar, bem como consultou técnicos das Regionais de Saúde, SESA central e a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (SOGIPA). A revisão, que hora se apresenta, passou ainda por consulta do Conselho Estadual de Saúde (Comissão de Saúde da Mulher) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR).

Destaca-se que a Estratificação de Risco compõe os demais instrumentos de assistência e gestão, tais como Linha Guia Materno Infantil e pactuações /programações vigentes da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

Disponível Em: <https://www.saude.pr.gov.br/>