Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Evolução da Oferta de Fonoaudiólogos no SUS e na Atenção Primária à …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Sousa, M. de F. S. de, Nascimento, C. M. B. do, Sousa, F. de O. S., Lima, M. L. L. T. de, Silva, V. de L., & Rodrigues, M. (2017). Evolução da oferta de fonoaudiólogos no SUS e na atenção primária à saúde, no Brasil. Revista CEFAC, 19(2), 213–220.

Objetivo
Descrever a evolução da oferta de Fonoaudiólogos no Sistema Único de Saúde e na atenção primária à saúde no Brasil, entre 2008/2013.

Métodos
Estudo ecológico, com as 27 Unidades Federativas do Brasil. Foram utilizados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Calculou-se a oferta de fonoaudiólogo no SUS, na Atenção Primária à Saúde, a proporção de fonoau-diólogo na Atenção Primária à Saúde e a evolução relativa do coeficiente de fonoaudiólogo na Atenção Primária à Saúde.

Resultados
Registrou-se aumento na oferta de Fonoaudiólogo no Sistema Único de Saúde e na Atenção Primária, em todas as unidades federativas. Em 2013, a oferta de Fonoaudiólogo no Sistema Único de Saúde variou de 7.73/105 habitantes no Amapá a 2.12/105 habitantes no Amazonas e a oferta na Atenção Primária à Saúde variou de 2.86/105 habitantes no Amapá a 0.19/105 habitantes no Distrito Federal. Sergipe e Piauí apresentaram os maiores incrementos na evolução relativa do coeficiente de fonoaudió-logo na Atenção Primária, respectivamente, 800% e 788%.

Conclusão
Houve aumento na oferta de fonoaudiólogo no Sistema Único de Saúde e na Atenção Primáriaà Saúde, no entanto evidenciaram-se desigualdades nessa ampliação entres as unidades federativas do Brasil.

Disponível Em: <https://www.scielo.br/>