Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Hipovitaminose D em Pediatria: Recomendações para o Diagnóstico, Tratamento …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

SBP.Sociedade Brasileira de Pediatria. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção.Departamento Científico de Endocrinologia e Metabologia. Guia Prático de Atualização. v. 1, p. 11, 2016.

A deficiência de vitamina D é um dos distúrbios nutricionais mais frequentes em todo o mundo, estimando-se que 1 bilhão de pessoas sofram de insuficiência ou deficiência dessa vi-tamina1. No Brasil, embora a maioria da população resida em regiões de adequada exposição solar, a hipovitaminose D é um problema comum e não restrita apenas aos idosos e mulheres menopausadas, mas também acometendo crianças e adolescentes.

A maior disponibilidade da dosagem sérica da vitamina D, associada à recente comercialização de seus produtos de suplementação e à divulgação de informações sobre os efeitos extraesqueléticos da vitamina D aumentou, consideravelmente, o número de solicitações para dosagem desse hormônio e consequentemente a prescrição de sua suplementação, caracterizando uma “pandemia” de hipovitaminose D.

Em 2014, a Sociedade Brasileira de Pediatria, publicou um Documento Científico sobre a deficiência da vitamina D em crianças e ado-lescentes7. Entretanto, os recentes avanços e as numerosas publicações nessa área levaram à necessidade de atualizá-lo. O presente Documento traz, portanto, informações práticas e atualizadas sobre a fisiologia e ação da vitamina D, bem como sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção da hipovitaminose D em crianças e adolescentes.

Disponível Em: <https://www.sbp.com.br/>