Informativo sobre as Coagulopatias e Hemoglobinopatias para a Escola / Elaboração: Davidson de Oliveira Corrêa, Sônia Aparecida dos Santos Pereira. Belo Horizonte: Fundação Hemominas, 2013.
Com o intuito de esclarecer aos professores e demais profissionais da área de educação sobre as doenças hereditárias do sangue como as hemofilias (coagulopatias) e Doença Falciforme (hemoglobinopatias), o “Informativo sobre as Coagulopatias e Hemoglobinopatias para a Escola” busca, de maneira didática, contribuir para que estes profissionais tenham na publicação uma referência na compreensão dessas condições clínicas que atingem uma parcela significante da população brasileira.
Caracterizadas como doenças hereditárias, as coagulopatias e hemoglobinopatias estão presentes no cotidiano desses pacientes desde o nascimento. As crianças que possuem estas enfermidades precisam, desde cedo, viver com limitações que lhes são impostas por estas afecções. As faltas na escola, crises de dor e aquelas disciplinas que exigem esforço físico, são exemplos de dificuldades enfrentadas. Muitas vezes uma simples brincadeira de criança pode levar a uma complicação clínica.
O “Informativo sobre as Coagulopatias e Hemoglobinopatias para a Escola”, criado pela equipe do Serviço de Pedagogia do Hemocentro de Belo Horizonte, da Fundação Hemominas, vem ao encontro dos valores institucionais que permeiam todo o trabalho desenvolvido pela Fundação. São eles: comprometimento com a melhoria contínua; conduta orientada pela ética; responsabilidade social; e respeito e valorização do ser humano.
Disponível Em: <https://www.nupad.medicina.ufmg.br/>