Aanholt, D. P. J. van, Niwa, L. M. S., Dias, M. B., Toleto, D., & Ciosak, S. I. (2021). Inquérito brasileiro sobre terapia de nutrição domiciliar: panorama atual. REVISA, 10( ja-mar. 2021), 127-138.
Objetivo
descrever como a terapêutica nutricional domiciliar é realizada no Programa Melhor em casa do Ministério da Saúde e na Saúde suplementar.
Método
Estudo transversal, com dados secundários, onde foram selecionados os perfis de profissionais atuantes em atenção domiciliaria no Brasil. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2018, depois de submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa.
Resultados
Dos 289 brasileiros, 74% eram profissionais atuantes na Assistência domiciliaria. O tipo de Terapia Nutricional realizada foi 67% enteral exclusiva seguida de 33% terapia mista. A prescrição realizada de dieta exclusiva artesanal foi de 9% e de dieta enteral mista 55%. A maioria recebe dieta por gravidade intermitente, seguida de administração em “bolus”, gravitacional contínua e controle do gotejamento através da bomba de infusão.
Conclusão
Os achados nos dão uma visão panorâmica da terapia nutricional enteral domiciliar no Brasil. A aumento da terapia nutricional domiciliaria se faz necessária especialmente pelo aumento da população idosa e consequentemente de maior presença das doenças crônicas que podem levar a incapacidade, dependência, maior tempo de hospitalização e custos para o sistema de saúde. É fundamental a presença da equipe interdisciplinar, de boas práticas e do acompanhamento das famílias nos domicílios.
Disponível Em: <https://repositorio.usp.br/>