Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Manual de Preenchimento das Fichas de Investigação do Óbito Materno/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise de Situação em Saúde.–Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
As Fichas para Investigação do Óbito Materno do Ministério da Saúde representam o produto do trabalho de várias experiências no País. A sua utilização é importante para padronizar o processo de vigilância do óbito materno, pois a grande diversidade no conteúdo dos formulários utilizados impede a comparação das informações geradas nas várias Unidades Federativas e podem comprometer a qualidade dos dados inseridos no Sistema de Informações sobre Mortalidade -SIM.
As informações obtidas nas diversas fontes serão de grande valia para o planejamento de ações e avaliação dos serviços de saúde não só no nível municipal, mas também regional e estadual,segundo a lógica da assistência. Além disso, os dados obtidos após investigação possibilitam a qualificação do SIM e o entendimento das mudanças dos padrões de mortalidade nos diferentes grupos da população.
Este manual fornecerá as instruções para a aplicação dos formulários e orientações para análise e conclusão dos casos investigados.Ressalta-se que, perante um óbito materno por causa mal definida, a investigação deve ser complementada com a autópsia verbal respectiva (não incluída neste manual) se as outras fontes não esclarecem a causa básica; nos casos de não emissão da Declaração de Óbito, as informações para o preenchimento dos formulários deverão ser coletadas a partir de outros registros disponíveis.
Disponível Em: <http://svs.aids.gov.br/>