Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Metodologias para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Metodologias para o cuidado de crianças, adolescentes e famílias em situação de violências / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção á Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

O conjunto de metodologias e estratégias desenhadas no presente documento visa a orientar a prática dos profissionais de saúde nos diversos pontos de atenção desenvolvidos na rede de saúde, além de contribuir com o planejamento das ações de capacitação para a implementação da Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências (BRASIL, 2010), resumidamente referida neste livro como Linha de Cuidado. Espera-se que possa também servir de recurso pedagógico para a atuação dos profissionais nas políticas de assistência social, de educação, e outras do sistema de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, que compõem a rede de cuidado e de proteção social no território.

A Linha de Cuidado, lançada pelo Ministério da Saúde em 2010, foi organizada de forma a tornar mais pedagógico e dinâmico o trabalho do profissional de saúde no desenvolvimento de ações de prevenção de violências, promoção da saúde e cultura de paz, no dia a dia dos serviços. Busca, sobretudo, orientara atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências, a partir das dimensões do cuidado, que compreende o acolhimento, o atendimento, a notificação e o seguimento na rede.

Esse cuidado exige várias formas de atuação, que vão desde a ação individualizada, do trabalho em equipe/grupos, até estratégias coletivas e participativas que podem ser incorporadas no cotidiano dos serviços, a exemplo da capacitação em serviços, visando enfrentar as situações de violências contra crianças e adolescentes. O uso de metodologias participativas, objeto deste documento, serve de base para a reflexão dos profissionais no sentido de colocar em prática a ação do cuidado.

Encontram-se neste livro metodologias, técnicas e ferramentas que podem colaborar com o trabalho dos profissionais, a partir da experiência de alguns serviços de saúde e organizações não governamentais (ONGs) brasileiras que atendem crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências. No entanto, não se pretende esgotar o leque de possibilidades de ações, tampouco apresentar as propostas de maneira normativa e estanque. Assim, os produtos aqui oferecidos podem ser transformados pelos profissionais de saúde, dependendo de suas necessidades, ampliando as possibilidades de intervenção nos serviços.

Disponível Em: <http://bvsms.saude.gov.br/>