Pedraza, Dixis Figueroa, & Queiroz, Daiane de. (2011). Micronutrientes no crescimento e desenvolvimento infantil. Journal of Human Growth and Development, 21(1), 156-171.
Objetivo
Abordar a importância dos micronutrientes zinco, ferro e vitamina A no crescimento linear e desenvolvimento infantil.
Método
Foram consultadas as bases de dados Medline e LILACS utilizando duas estratégias de busca: i) growth AND zinc AND iron AND vitamin A AND child, preschool OR infant, para o tema micronutrientes e crescimento; e ii) child development AND zinc AND iron AND vitamin A, para o tema micronutrientes e desenvolvimento. Os artigos foram classificados quanto ao tipo de manuscrito e principais resultados.
Resultados
Foram incluídos 19 artigos referentes ao crescimento e 5 artigos referentes ao desenvolvimento.
Discussão
Considerando as prevalências, sugere-se que as deficiências de ferro e zinco devem contribuir, concurrentemente, com o déficit de estatura. O papel do zinco no sistema hormonal primário justifica ser o nutriente de maior importância no crescimento, afetando a estatura das crianças tanto em estados de deficiência leve como moderada. Evidências fisiológicas e experimentais colocam a importância dos micronutrientes ferro e zinco no desenvolvimento e déficit cognitivo nos primeiros anos da vida. Apesar disso, os resultados ainda não são conclusivos. Pensa-se que o zinco pode limitar processos neuropsicológicos específicos, já o ferro é essencial para o funcionamento do sistema neurotransmissor. Estudar o efeito das deficiências de micronutrientes no desenvolvimento apresenta vários problemas metodológicos e analíticos. O crescimento e desenvolvimento representam um processo com determinação comum no qual a deficiência de zinco pode representar a forma mais comum em que o crescimento linear poderia ser utilizado como um bom preditor de desenvolvimento cognitivo.
Disponível Em: <http://pepsic.bvsalud.org/>