Florêncio, R. S., & Moreira, T. M. M.. (2021). Modelo de vulnerabilidade em saúde: esclarecimento conceitual na perspectiva do sujeito-social. Acta Paulista De Enfermagem, 34, eAPE00353. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO00353
Objetivo
Esclarecer a vulnerabilidade em saúde a partir da proposição de um modelo conceitual.
Método
Aplicou-se o esclarecimento de conceito segundo proposta de Meleis, subsidiado por revisão e por reflexão crítica. Selecionaram-se 101 artigos em cinco base de dados por meio da equação de busca “ vulnerability ” AND “ health ”, cujos achados foram submetidos à análise categorial e de similitude. Essa foi processada no software Iramuteq para identificação do elemento essencial, conceitos e subconceitos da vulnerabilidade em saúde – e posterior construção de um modelo.
Resultados
A partir da revisão e etapas posteriores, a vulnerabilidade em saúde foi redefinida, e foi construído um modelo com base na relação de três componentes: 1) O sujeito-social, com seus conceitos e subconceitos; 2) A condição de precariedade e agenciamento; 3) Processos de potencialização ou fragilização da vulnerabilidade em saúde. O fenômeno foi descrito, identificando-se o sujeito-social como elemento essencial, e foram conhecidos os principais atributos com as definições constitutivas e operacionais, tornando possível identificar a presença da vulnerabilidade em saúde.
Conclusão
O conceito foi esclarecido por meio da construção de um modelo, fornecendo subsídios à elaboração de pesquisas na área da saúde e ao futuro desenvolvimento de teorias de médio ou longo alcance do fenômeno de interesse.
Disponível Em: <https://www.scielo.br/>