Araújo, L. G. B. de, Oliveira, N. S. M. de, Costa, C. M. da, & Lima, E. S. (2011). Níveis séricos de ferro, zinco e cobre em grávidas atendidas na rede pública de saúde no norte do Brasil – doi: 10.4025/actascihealthsci.v34i1.9953. Acta Scientiarum. Health Sciences, 34(1), 67-72.
O objetivo deste estudo foi analisar os níveis séricos dos minerais, ferro, cobre e zinco em mulheres grávidas. Trata-se de um estudo transversal com 663 mulheres grávidas, na faixa etária entre 16 e 32 anos, selecionadas de forma aleatória simples nos serviços de assistência pré-natal da rede pública, na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. Foi aplicado um questionário referente às condições de saúde das voluntárias e foram coletadas amostras de sangue para as análises laboratoriais. Por meio de metodologia espectrofotométrica automatizada ou espectroscopia de absorção atômica foram analisados os níveis séricos dos minerais ferro, zinco e cobre. Fez-se análise comparativa dos minerais com diversos parâmetros das grávidas como idade materna, idade gestacional e índice de massa corpórea anterior à gravidez. Os resultados apontaram que 36,9% das grávidas encontravam-se com níveis séricos abaixo dos valores recomendados para o zinco, este resultado também foi verificado em 25,4% para o ferro e 22,1%
para o cobre. Os dados de deficiência de ferro e cobre foram significativos à medida que avançou a idade gestacional. O estudo sugere haver representativa deficiência destes elementos nesta população, o que carece de se conduzir políticas públicas visando erradicação destas possíveis deficiências nutricionais.
Disponível Em: <https://periodicos.uem.br/>