Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Nota Informativa Nº 1/2022-CGIST/DCCI/SVS/MS

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nota Informativa Nº 1/2022-CGIST/DCCI/SVS/MS.

Dispõe sobre as recomendações do uso de dolutegravir em gestantes independentemente da idade gestacional e mulheres vivendo com HIV em idade fértil, com intenção de engravidar.

A escolha da terapia antirretroviral (TARV) deve ser centrada na autonomia das mulheres, considerando-as como participantes ativas, oferecendo informações e opções para que elas possam tomar decisões fundamentadas. As escolhas terapêuticas devem ser feitas de forma compartilhada com a equipe de saúde, proporcionando a essas mulheres opções individualizadas e informadas a respeito do seu esquema antirretroviral.

O dolutegravir (DTG) desde 2017 é o medicamento antirretroviral de escolha para início de TARV para todas as pessoas vivendo com HIV (PVHIV).

Em maio de 2018, após o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) da possível associação do uso de DTG no período periconcepcional com a ocorrência de defeitos do tubo neural(3), foram feitas restrições ao uso desse medicamento em mulheres com potencial reprodutivo e gestantes no primeiro trimestre gestacional.

Disponível Em: <http://www.aids.gov.br/>