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O Brincar em Sala de Espera de um Ambulatório Infantil: a Visão dos Profissionais de Saúde

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Nascimento, Lucila Castanheira, Pedro, Iara Cristina da Silva, Poleti, Lívia Capelani, Borges, Ana Luiza Vilela, Pfeifer, Luzia Iara, & Lima, Regina Aparecida Garcia de. (2011). O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(2), 465-472. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000200023

O objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança.

Disponível Em: <https://www.scielo.br/>