Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ofício Circular Nº 2/2019/DCCI/SVS/MS – Atualização da Nota Informativa 10/2018 – DCCI/SVS/MS -Recomendações sobre o uso do dolutegravir em mulheres vivendo com HIV.
1 – O dolutegravir (DTG) é um antirretroviral que compõe o esquemapreferencial para início de tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV(PVHIV) desde 2017 (Brasil, 2018).
2 – Em 2018, foi emitida uma nota pela Organização Mundial de Saúde(OMS) após resultados preliminares de estudo Tsepamo, realizado emBotsuana, que associou uso de DTG no período periconcepcional (que consisteno período de 08 semanas antes e depois da data estimada da concepção) a umpossível aumento no risco de ocorrência de defeitos do tubo neural (DTN). DTNé uma anomalia congênita rara, causada pela falha do fechamento do tuboneural numa fase muito precoce do desenvolvimento embrionário, e que temalguns fatores de aumento de risco conhecidos, mas que acontece de forma rarana população brasileira, aproximadamente 0,06% de todos os nascimentos(Santos et al., 2016).
(…)
Disponível Em: <https://siclom.aids.gov.br/>