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Percepção das Crianças Acerca da Punção Venosa por Meio do Brinquedo Terapêutico

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Barroso, Maria Clara da Cunha Salomão, Santos, Ravini dos Santos Fernandes Vieira dos, Santos, Antonio Eduardo Vieira dos, Nunes, Michelle Darezzo Rodrigues, & Lucas, Eduardo Alexander Júlio Cesar Fonseca. (2020). Percepção das crianças acerca da punção venosa por meio do brinquedo terapêutico. Acta Paulista de Enfermagem, 33, e-APE20180296. Epub March 23, 2020.https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao0296

Objetivo
Compreender a percepção das crianças acerca da punção venosa por meio do brinquedo terapêutico e compreender de que forma o brinquedo terapêutico pode contribuir para o procedimento de punção venosa e na interação entre a criança e o enfermeiro.

Métodos
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa. Realizada nos setores pediátricos de Enfermaria, Cirurgia e Terapia Intensiva de um hospital universitário do Rio de Janeiro, com sete crianças entre quatro e 11 anos de idade, através de uma entrevista audiogravada submetida à análise temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição coparticipante, sob nº do parecer 2.544.589.

Resultados
Ao dramatizar na boneca, manusear os materiais hospitalares e deduzir o propósito final, esse mundo imaginário e repleto de conceitos equivocados torna-se uma experiência positiva tanto para a criança quanto para o enfermeiro. A interação através da brincadeira permite que elas tenham maior esclarecimento sobre o procedimento e maior receptividade à equipe de enfermagem, bem como a novos procedimentos que venham a ser realizados.

Conclusão
Esse estudo deu voz a essas crianças como sujeitos do cuidado na medida que há a ruptura da visão técnico centrada, favorecendo assim o protagonismo infantil. A realização desse estudo possibilitou ressaltar a importância de incorporar o brinquedo terapêutico no processo de cuidar da enfermagem pediátrica, demonstrando seu potencial efeito terapêutico.

Disponível Em: <https://www.scielo.br/>