Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Posição da FEBRASGO sobre gravidez com fetos anencéfalos

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Posição da FEBRASGO sobre gravidez com fetos anencéfalos. 2011

POSIÇÃO DA FEBRASGO SOBRE GRAVIDEZ COM FETOS ANENCÉFALOS

A FEBRASGO, cientes da extrema importância social e de saúde pública,vem à presença de Vossa Excelência, prestar as seguintes informações sobre GRAVIDEZ COM FETO ANENCÉFALO, embasadas exclusivamente em estudos científicos e tecnológicos, bem como tecer algumas considerações que reputam imprescindíveis, data vênia, para a compreensão do tema.

1. DA CERTEZA CIENTÍFICA SOBRE A INCOMPATIBILIDADE DA ANENCEFALIA COM A VIDAA anencefalia constitui grave malformação fetal que resulta da falha de fechamento do tubo neural, cursando com ausência de cérebro, calota craniana e couro cabeludo.A maior parte dos fetos anencéfalos (em torno de 65%) apresenta parada dos batimentos cardíacos fetais antes do parto.Um pequeno percentual desses fetos anencéfalos apresenta batimentos cardíacos e movimentos respiratórios fora do útero, funções que podem persistir por algumas horas e, em raras situações, por alguns dias.Nesse sentido, a anencefalia é “resultado de um processo irreversível, de causa conhecida e sem qualquer possibilidade de sobrevida, por não possuir o cérebro”. Portanto aantecipação do parto ou a interrupção da gravidez de feto anencéfalo, não é um processo abortivo.

2. DO DIAGNÓSTICO DE ANENCEFALIAA sensibilidade da ultrassonografia é de 100% para a detecção da anencefalia fetal1e é desnecessária a realização de procedimentos invasivos ou outros exames para a confirmação diagnóstica.

3. DA ASSOCIAÇÃO ENTRE A ANENCEFALIA E AS COMPLICAÇÕES MATERNAS E DO ELEVADO RISCO DE MORBIMORTALIDADE MATERNAA literatura científica demonstra a associação entre anencefalia fetal e maior frequência de complicações maternas, como hipertensão arterial e aumento do volume de líquido amniótico (polidrâmnio), alterações respiratórias, hemorragias vultosaspor descolamento prematuro da placenta, hemorragias no pós-parto por atonia uterina e embolia de líquido amniótico (grave alteração que cursa com insuficiência respiratóriaaguda e alteração na coagulação sanguínea). Portanto, a manutenção da gestação eleva o risco de morbimortalidade materna.O sofrimento psíquico gerado pela gestação de um feto anencéfalo pode promover quadro de estresse pós-traumático, um transtorno mental de longa duração cujos sintomas podem persistir por toda a vida.

Disponível Em: <http://itpack31.itarget.com.br/>