Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Protocolo de Manejo Clínico de Pacientes Pediátricos com Covid-19 – Versão Pocket. 2020.
Documento científico disponibilizado pela SBP, elaborado em parceria com os departamentos científicos de Emergência e Infectologia pediátricas da Sociedade Alagoana de Pediatria.
O paciente com COVID-19, de modo geral, apresenta os seguintes sintomas: febre (> 37,8°C), tosse, dispneia, mialgia, fadiga, sintomas respiratórios e gastrintestinais, como diarreia e vômitos (mais raros).
Serão coletadas amostras para definição de caso suspeito em pacientes hospitalizados que apresentem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), potencialmente associada à COVID-19. Notificar devidamente os casos coletados(SRAG ou SIM-Ptêm notificações separadas) com o correto preenchimento de informações no sistema de notificação e no GAL. De uma forma geral, o espécime preferencial para o diagnóstico laboratorial é a secreção da nasofaringe (swab nasofaríngeo), podendo ser associado a sorologia para COVID19 principalmente nos casos de suspeita de SIM-P.
Disponível Em: <https://www.sbp.com.br/>