Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Protocolo Pré-Natal e Puerpério

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Prefeitura de Belo Horizonte. Protocolo Pré-Natal e Puerpério. 2016.

A Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte apresenta o protocolo de hemorragia puerperal, mais uma iniciativa para a proteção e promoção da saúde da mulher com impacto imediato na prevenção da morbi-mortalidade materna no município.

Esta nova edição do Protocolo de Hemorragia puerperal (HPP) é resultado da construção coletiva a partir da parceria com as maternidades públicas de Belo Horizonte, as entidades profissionais Associação Mineira de Ginecologia e Obstetrícia (SOGIMIG), Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica –MG (ABENFO), Sociedade Mineira de Anestesiologia (SAMG) e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é prevenir e reduzir a mortalidade materna em Belo Horizonte, humanizar a assistência e facilitar o acesso da gestante e puérpera aos serviços de saúde, além de melhorar o processo de trabalho nas maternidades, impactando sobre a principal causa evitável de morte materna. Trata-se de trabalho construído de forma responsável e participativa, com a elaboração conjunta, discussão e socialização por meio de oficinas de trabalho envolvendo as maternidades, a atenção básica de saúde, os conselhos de saúde, entidades profissionais e o movimento social organizado, que pode influenciar de maneira positiva no cuidado em saúde para os usuários e profissionais da assistência.

Os profissionais da rede de assistência terão à sua disposição para consulta material técnico baseado na melhor evidência disponível na literatura mundial, organizado em forma de protocolo, contendo um guia prático com recomendações para avaliação e condutas imediatas. As mulheres terão acesso em qualquer maternidade a assistência de excelência, atendendo aos preceitos da segurança do paciente.

Em Belo Horizonte, foi realizado um grande esforço conjunto para alcançar a Meta 5 do Objetivo do Milênio, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), de redução da mortalidade materna em 75% até 2015, atingindo 31,6/100.000 mortes por nascidos vivos. Predominam os óbitos maternos por causas obstétricas diretas, relacionadas à atenção de saúde, e a hemorragia como a causa mais frequente de óbito. A prevenção primária e o tratamento das hemorragias obstétricas deve ser prioridade na abordagem dos profissionais e instituições envolvidas na assistência obstétrica. As recentes publicações da SMSA, Protocolo de Assistência ao Parto e Nascimento e Protocolo de Pré Natal, vêm de encontro a este propósito.

Acreditamos assim, que Belo Horizonte avança mais um passo na direção da qualificação e humanização da assistência, com o aprimoramento do trabalho e oferta do melhor cuidado em saúde, promovendo o direito à vida das mulheres e bebês da cidade.

Disponível Em: <https://prefeitura.pbh.gov.br/>