Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Recomendações para a Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
A epidemia de aids entre adolescentes e jovens, ao longo dos últimos 30 anos, mantém-se como um desafio para os profissionais de saúde, tanto no campo da prevenção de novos casos, como no campo do tratamento, especialmente em função da tendência ao aumento da prevalência da infecção pelo HIV na população jovem.
A necessidade de um olhar apropriado para esse grupo etário , que pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde é delimitado entre 10 e 20 anos de idade incompletos como adolescência, e entre 15 e 24 anos como juventude, deve considerar características e necessidades socioculturais e demográficas específicas.
Com objetivo de apresentar aos profissionais da saúde aspectos do cuidado integral, que promovam a qualidade de vida e a qualidade da assistência, este documento aborda temas relacionados aos aspectos epidemiológicos da infecção pelo HIV nesse grupo populacional, considerações sobre a adolescência, revelação diagnóstica, adesão ao tratamento, saúde sexual e saúde reprodutiva, avaliação nutricional e transição.
Os temas selecionados para o presente documento foram elencados a partir da discussão realizada com representantes da Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV e aids, profissionais e pesquisadores. A elaboração de seu conteúdo foi baseada em evidências científicas e experiências propostas por um Grupo de Trabalho composto por profissionais e pesquisadores que atuam com essa faixa etária.
Desejamos que esse documento possa qualificar a atuação dos profissionais da saúde e auxiliar na compreensão dos adolescentes e jovens que vivem com HIV e aids na sua integralidade.
Disponível Em: <http://www.aids.gov.br/>