Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Recomendações para alta hospitalar do Recém-Nascido Termo Potencialmente Saudável

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Departamento Científico de Neonatologia. Documento Científico. Recomendações para alta hospitalar do Recém-Nascido Termo Potencialmente Saudável. Nº 7. Agosto, 2020.

A definição do tempo de permanência hospitalar do recém-nascido (RN) termo potencialmente saudável permanece controversa e muito variável entre os diferentes sistemas de saúde. Apesar das divergências em relação ao conceito de alta precoce há evidências da importância do cuidado hospitalar por período suficiente para que a transição da atenção hospitalar à ambulatorial assegure um processo fisiológico evolutivo para a mãe e para o RN.

Aspectos fisiológicos fundamentais precisam ser assegurados como monitoramento da amamentação para a prevenção de perda excessiva de peso acompanhada de desidratação, hiper-bilirrubinemia e desmame precoce; abordagem de fatores de risco maternos para a sepse neonatal precoce em RN assintomáticos; triagem de distúrbios metabólicos na presença de fatores de risco maternos e ou neonatais; revisão da história gestacional e das sorologias para infeções congênitas; realização de testes universais de triagem neonatal e revisão do exame físico e clinico evolutivo do RN.

A American Academy of Pediatrics (AAP), em decisão conjunta com The American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), definiu como alta precoce aquela que ocorre nas primei-ras 48 horas após o nascimento4, categorizando ainda, como muito precoce, a que ocorre nas primeiras 24 horas de vida. Esse conceito tem como fundamento um período de tempo curto ou insuficiente para que a mãe receba os cuidados pós-natais adequados e para que os problemas neonatais decorrentes do período de transição da vida intrauterina à extrauterina possam ser efetivamente abordados. Na Noruega considera-se alta precoce aquela que ocorre entre 6 e 24 horas pós-nascimento e adequada, a que ocorre a partir de 48 horas, com período médio de permanência do binômio após parto vaginal de fetos únicos, de 2,3 dias.

(…)

Disponível Em: <https://www.sbp.com.br/>