Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Relatório de Monitoramento Clínico das Gestantes Vivendo com HIV

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Relatório de Monitoramento Clínico das Gestantes Vivendo com HIV. Dez. 2019.

O monitoramento clínico das pessoas vivendo com HIV (PVHIV) é ferramenta importante para subsidiar a tomada de decisão baseada em evidências no que concerne ao enfrentamento da epidemia do HIV/aids. Assim, desde 2016, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde (MS), vem divulgando periodicamente o Relatório de Monitoramento Clínico do HIV. Nele são apresentados indicadores sobre o cuidado das PVHIV, tais como o diagnóstico, o tratamento e a supressão viral. Além desses indicadores, referentes a PVHIV com mais de 18 anos, um único indicador foi incluído para o monitoramento da transmissão vertical (TV) do HIV, a saber, “proporção de crianças de até 18 meses identificadas como infectadas pelo HIV e que estão em acompanhamento no serviço público, por ano de nascimento”.

Uma das prioridades estabelecidas pelo DCCI é a eliminação da TV do HIV. Ciente da lacuna de informação com respeito a essa prioridade, o DCCI vem trabalhando no desenvolvimento de indicadores específicos para o monitoramento clínico tanto das gestantes vivendo com HIV como também de crianças expostas ao HIV. Os indicadores relacionados às gestantes estão apresentados neste Relatório de Monitoramento Clínico das Gestantes vivendo com HIV.

Descrevem-se, também, ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas por este DCCI para a eliminação da TV do HIV no Brasil. Uma das ações prioritárias é o estabelecimento de indicadores para a vigilância e o monitoramento da transmissão vertical do HIV, incluindo aqueles aqui apresentados, com o objetivo de criar um documento público, de atualização periódica, que subsidie o planejamento em saúde de estados e municípios para o alcance da meta de eliminação desse agravo. Nesse processo, serão atualizadas, também, as recomendações clínicas para o controle da TV do HIV e os formulários dos sistemas de HIV (Sistema de Controle de Exames Laboratoriais – Siscel e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos – Siclom), que terão campo específico para a dispensação de terapia antirretroviral (TARV) e realização de exames para gestantes.

Espera-se, assim, que as informações contidas neste documento sejam utilizadas, em tempo oportuno, visando à garantia de um cuidado cada vez melhor e adequado às gestantes que vivem com HIV, qualificando o cuidado em saúde prestado a essas mulheres e, consequentemente, eliminando a transmissão vertical do HIV.

Disponível Em: <http://www.aids.gov.br/>