Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Relatório Mundial Sobre Violência e Saúde

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Krug EG et al., eds. World report on violence and health. Geneva, World Health Organization, 2002.

Em 1996, a Quadragésima Nona Assembléia Mundial de Saúde adotou a Resolução WHA49.25, declarando a violência como um problema importante, e crescente, de saúde pública no mundo .

Na resolução, a Assembléia chamou a atenção para as sérias conseqüências da violência – no curto e no longo prazo – para indivíduos, famílias, comunidades e países, e destacou os efeitos prejudiciais que ela gera no setor de serviços de saúde.

A Assembléia pediu aos Estados Membros que considerassem urgentemente o problema da violência dentro de suas fronteiras e solicitou ao Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) que organizasse campanhas de saúde pública para lidar com o problema.

Assim, o primeiro Relatório mundial sobre violência e saúde é uma parte importante da resposta da OMS quanto à Resolução WHA49.25. Ele atende principalmente aos pesquisadores e aos profissionais da área da saúde, assistentes sociais e todos os envolvidos em desenvolvimento e implementação de programa se serviços de prevenção, educadores e policiais. Também está disponível um resumo do relatório.

Objetivos
Os objetivos deste relatório são ampliar a consciência acerca do problema da violência em nível global,argumentar que a violência pode ser prevenida e que a saúde pública tem um papel crucial no reconhecimento de suas causas e conseqüências. Os objetivos mais específicos são:
— descrever a magnitude e o impacto da violência em todo o mundo;
— descrever os principais fatores de risco que causam a violência;
— relatar os tipos de ações, intervenções e respostas políticas que têm sido implantados e resumir o que se conhece sobre sua eficácia e
— recomendar ações em nível local, nacional e internacional.

Temas e Escopo
Este relatório examina os tipos de violência que estão presentes no mundo todo, na vida diária das pessoase que constituem a parte principal do fardo que a violência impõe à saúde. Assim, estas informações foramorganizadas em nove capítulos, cobrindo os seguintes temas:
1. Violência – um problema global de saúde pública
2. Violência juvenil
3. Abuso infantil e negligência por parte dos pais e outros responsáveis
4. Violência perpetrada por parceiros íntimos

Disponível Em:<https://www.cevs.rs.gov.br/>