Buss, PM; Ungerer, R. Saúde da mulher, da criança e do adolescente no contexto da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2030. Divulg. saúde debate; (53): 11-24, jan.2016
Os chefes de Estado e de Governo dos países membros das Nações Unidas reuniram-se na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, entre 25 e 27 de setembro de 2015, na sede da Organização, em Nova York. Nesta oportunidade, firmaram os termos da Agendado Desenvolvimento Sustentável 2030,assim como aprovaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Como ocorrera na Cúpula do Milênio e nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), no ano 2000, mulheres, crianças e adolescentes também receberam a devida atenção nessa Conferência,considerada a mais importante reunião sobre política global e desenvolvimento, e a saúde continua sendo objeto de especial atenção por parte dos mais importantes líderes políticos do mundo.
O presente artigo pretende apresentar a situação mundial da saúde de mulheres, crianças e adolescentes, que justifica sua manutenção como prioridade no novo pacto global, analisar o desempenho das metas do desenvolvimento do milênio relacionados com a saúde (ODM 4, 5, 6) e abordar a inserção do grupo nesse novo pacto mundial que se estabeleceu para os próximos 15 anos. Antes, contudo, pretende discutir algumas questões conceituais sobre desenvolvimento sustentá-vel e o grupo de mulheres, crianças e adoles-centes como parte deste desenvolvimento.
Disponível Em: <https://www.arca.fiocruz.br/>