Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Situação da população mundial 2017

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

ONU. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Situação da população mundial 2017 – MUNDOS DISTANTES: Saúde e direitos reprodutivos em uma era de desigualdade, SWOP 2017.

O Relatório sobre a Situação da População Mundial tem sido publicado anualmente pelo UNFPA desde 1978. A cada ano, o relatório enfoca questões de interesse da atualidade relacionadas a população e desenvolvimento.

O agravamento da desigualdade é um retrocesso para todas as pessoas As disparidades na riqueza aumentaram significativamente na maioria dos países. Bilhões de pessoas se encontram nas camadas mais baixas de renda, com direitos humanos e perspectivas de uma vida melhor negados. No topo, os recursos e privilégios se acumulam em taxas explosivas, distanciando o mundo ainda mais da visão de igualdade afirmada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A desigualdade costuma ser entendida principalmente como uma distribuição desequilibrada de renda ou riqueza. No entanto, trata-se de umfenômeno mais complexo, reforçado por diversas formas de disparidades – entre os sexos, entre raças e etnias e entre moradores de áreas urbanas e rurais. A desigualdade tem muitas faces, sendo cada uma delas um sintoma– e causa – de outra desigualdade. Diferentes desigualdades tendem a se alimentar mutuamente, prendendo as pessoas em uma espiral descendente de privação e potencial humano perdido. Apesar de algumas pessoas terem oportunidades e capacidades para interromper esta trajetória perversa, muitas pessoas não dispõem de oportunidade ou capacidades sufi cientes para isso. O potencial de crescimento em longo prazo dos países em desenvolvimento está em jogo quando a desigualdade de renda é grande, mesmo em países que alcançaram notáveis avanços na redução da incidência de extrema pobreza. Por outro lado, o estreitamento da desigualdade pode incentivar o
crescimento econômico e acelerar a redução da pobreza. A desigualdade de renda tem um impacto negativo no crescimento, em grande parte porque reduz o desenvolvimento das pessoas em termos de capacitação e restringe as oportunidades de construção de capital humano próprio entre os mais pobres.

Disponível em: <http://www.unfpa.org.br/swop2017/navegacao/swop.html>

Conteúdo Relacionado

Sumário Executivo

Folder – População, Educação, Mercado e Trabalho