Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Departamento Científico de Neonatologia. Documento Científico Nº 3 – Agosto de 2017. Uso e abuso de Fórmula Infantil na Maternidade em Recém-Nascidos Sadios a Termo.
Os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um sumário das orientações para as maternidades promoverem, protegerem e apoiarem o aleitamento materno. O passo 6 Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica trata especificamente da indicação do uso de alimentação suplementar em situações especiais, quando indicado. Existem evidências de que o uso de fórmula na maternidade, sem uma indicação adequada, resulta em interrupção precoce do aleitamento.
A Organização Mundial da Saúde publica, com certa periodicidade, um documento de revisão sobre as razões médicas aceitáveis para a indicação de suplemento lácteo para crianças, abrangendo os primeiros meses de vida4. Esse documento encontra-se disponível em português (http://apps.who.int/)5. É importante que o pediatra tenha conhecimento desse documento para embasar com critérios sólidos a necessidade (ou não) de indicar suplementação láctea para um lactente.
O presente documento tem como objetivo fornecer informação atualizada sobre as indicações do uso de fórmula infantil na maternidade em crianças saudáveis a termo, visando reduzir o uso desnecessário de suplemento. Foi inspirado e baseado em uma recente revisão da Academy of Breastfeeding Medicine (ABM) sobre o tema
Disponível Em:<https://www.sbp.com.br/>