Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)

6 nov 2019

“A amamentação é um dos investimentos mais eficazes que um país pode fazer para garantir uma população mais inteligente e saudável.” (OMS, 2017)

  • A amamentação bem-sucedida é relacionada à diversos fatores.
  • Bebês saudáveis nascidos em Hospitais Amigo da Criança tem menos risco de intervenções desnecessárias logo após o parto.
  • O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida ainda na sala de parto e o alojamento conjunto foram mais frequentes nessas instituições.
  • É fundamental trabalhar os processos clínicos integrados em rede, desde o pré-natal, nas unidades de saúde de referência da maternidade.
  • Os gestores devem apoiar as ações em educação permanente com mães e profissionais de saúde, não somente nos hospitais , mas nas unidades básicas de apoio.
  • Os Hospitais Amigo da Criança são referência em qualidade e humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação, parto e nascimento e período neonatal precoce.

Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas

  • IHAC- Módulo 4: Autoavaliação e monitoramento do hospital
    UNICEF. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: revista, atualizada e ampliada para o cuidado integrado: modulo 4: Autoavaliação e monitoramento do hospital / Fundo das Nações Unidas para a Infância, Organização Mundial da Saúde. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 92 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
  • IHAC: Módulo 1 – Histórico e Implementação
    UNICEF. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: revista, atualizada e ampliada para o cuidado integrado: módulo 1: histórico e implementação / Fundo das Nações Unidas para a Infância. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 78 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
  • NBCAL – Lei Nº 11.265, de 3 de Janeiro de 2006
    Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 11.265, de 3 de Janeiro de 2006. Regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos de puericultura correlatos.
  • Portaria Nº 1.153, de 22 de Maio de 2014. Redefine os critérios de habilitação da IHAC
    Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 1.153, de 22 de Maio de 2014. Redefine os critérios de habilitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), como estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Decreto Nº 9.579, de 22 de Novembro de 2018
    Brasil. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 9.579, de 22 de Novembro de 2018. Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática do lactente, da criança e do adolescente e do aprendiz, e sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente e os programas federais da criança e do adolescente, e dá outras providências.
  • Unicef/world Health Organization. Global Breastfeeding Scorecard.Tracking Breastfeeding Policies and Programme.
  • Unicef/world Health Organization. The Investment Case for Breastfeeding. Nurturing the Health and Wealth of Nations: The Investment Case for Breastfeeding. 2017
  • Iniciativa Hospital Amigo Da Criança: 25 Anos De Experiência No Brasil
    Lamounier, Joel Alves, Chaves, Roberto Gomes, Rego, Maria Albertina Santiago, & Bouzada, Maria Cândida Ferrarez. (2019). Iniciativa Hospital Amigo Da Criança: 25 Anos De Experiência No Brasil. Revista Paulista de Pediatria, 37(4), 486-493. Epub June 19, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;4;00004