Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Trabalho interdisciplinar na assistência ao parto e nascimento: a atuação da enfermagem obstétrica

11 maio 2018

A assistência prestada pela enfermagem obstétrica é uma solução vital para os desafios de fornecer cuidados maternos-neonatais de alta qualidade para todas as mulheres e recém-nascidos, em todos os países.

O potencial das enfermeiras obstétricas e obstetrizes para melhorar a qualidade do cuidado têm sido amplamente demonstrado em diversos estudos e é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. No entanto, persistem barreiras que devem ser superadas para que estas profissionais possam praticar todo o seu potencial de proporcionar uma excelente qualidade de cuidados, centrados nas mulheres. No Brasil, os serviços que integram estas profissionais na assistência ao parto e nascimento são reconhecidos pelos bons resultados em seus indicadores e são unânimes quanto a melhor custo-efetividade.

O trabalho interdisciplinar entre médicos e enfermeiras na assistência ao parto e nascimento, com adoção de práticas de cuidados baseadas em evidências e com centralidade na mulher, se configura como um dos passos mais importantes para a efetiva qualificação da/na atenção obstétrica brasileira.


Download da apresentação em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29911>

Conteúdo Relacionado

Referências citadas

Outras referências relacionadas

 

Como citar

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Trabalho interdisciplinar na assistência ao parto e nascimento: a atuação da enfermagem obstétrica. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/trabalho-interdisciplinar-na-assistencia-ao-parto-e-nascimento-a-atuacao-da-enfermagem-obstetrica/>.