Boletim ApiceON n.º 10 – Experiências Positivas de Parto, Ética Profissional, Autonomia das Mulheres, Garantia de Direitos

Cesariana a Pedido: o que fazer?
Mulheres grávidas devem receber informações e apoio baseados em evidências científicas para que possam tomar uma decisão informada sobre seu parto.

 

Infográfico completo

Direitos das Mulheres no Parto: conversando com Profissionais de Saúde e do Direito
Os profissionais devem entender quais são os direitos das mulheres no parto e de que maneira podem contribuir em sua prática…

 

Ver Post do Portal

Artigo Premiado no XI COBEON
Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Intervenção educativa baseada em evidências científicas para melhorar a prática de parteiros: estudo quase experimental

Autores: Rafael Cleison Silva dos Santos; Clodoaldo Tentes Côrtes; Leilson da Silva Lima

Pesquisas desta natureza são de fundamental importância para a implementação das práticas baseadas em evidências científicas, especialmente por apresentarem dados que corroboram a eficácia de uma intervenção educativa. Os números apresentados nas auditorias de base e pós intervenção, isto é, no antes e no depois, não deixam dúvidas do alcance das ações de formação dos profissionais de saúde.

Esta pesquisa reforça, no âmbito do projeto ApiceON, a importância do registro, da coleta e do monitoramento dos indicadores e o valor de uso dos mesmos nas discussões dos processos de trabalho. Diferentemente de uma pesquisa por diversos fatores, mas principalmente por ser a pesquisa, uma análise externa ao serviço e pontual ao considerar apenas um tempo específico das ações de um serviço, o processo de análise dos indicadores é também uma intervenção educativa. Primeiro por promover a qualificação do registro nos prontuários sejam eles físicos ou eletrônicos, e por se constituir em um eficiente disparador de reflexões coletivas para qualificação não só do cuidado, mas também do ensino. São dados quantitativos que dizem dos processos qualitativos. Se três banners contendo evidências científicas sobre o parto normal foram suficientes para causarem efeito nas ações dos profissionais de saúde, o que dizer de discussões coletivas e permanentes a partir da análise dos indicadores?

Acesse o artigo

Norte: HBAP garante o direito da gestante escolher acompanhante na hora do parto
O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho/RO, vem realizando diversas melhorias em busca da humanização e respeito as gestantes durante o parto e nascimento.

 

Notícia completa

Nordeste: Seminário Materno e Infantil do Estado da Paraíba
O evento teve a presença de mais de 150 participantes, entre profissionais e estudantes/residentes de diversos serviços.

 

Notícia completa

Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul realiza Seminário Estadual Apice ON e II Encontro das Maternidades avaliadas pela Rede Cegonha
O evento permitiu o fortalecimento como rede de saúde e a esperança de que com pouco é possível fazer muito em um movimento de mudança.

 

Notícia completa

Sudeste 1: II Seminário de Boas Práticas para o Parto e Nascimento acontece em Belo Horizonte
O Seminário foi muito bem avaliado pelos integrantes do ApiceON, que destacaram ações e resultados através de indicadores para o parto respeitoso e nascimentos saudáveis.

 

Notícia completa

Sudeste 2: II Seminário Local ApiceON da Santa Casa de Ribeirão Preto
Os profissionais se mostraram efetivamente tocados e sensibilizados pelas falas, o que deve trazer uma repercussão positiva para o serviço e sua assistência.

 

Notícia completa

Sul: II Seminário da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
A cooperação entre os hospitais do Rio Grande do Sul é uma estratégia frequente para impulsionar as ações do Plano Operativo Anual (POA), compartilhando caminhos já percorridos para facilitar o processo de construção do modo de fazer de cada instituição.

 

Notícia completa

Boletim ApiceON: últimas edições

Boletim ApiceON n.º 01 – Núcleos de Saberes e Práticas: Saúde da Mulher e do Recém-nascido em Hospitais de Ensino

Boletim ApiceON n.º 02 – Escolhas para Inovarmos na Produção do Cuidado, das Práticas e do Conhecimento

Boletim ApiceON n.º 03 – Práticas de Atenção ao Parto e ao Nascimento baseadas em Evidências Científicas

Boletim ApiceON n.º 04 – Difusão de saberes e práticas em Obstetrícia e Neonatologia

Boletim ApiceON n.º 05 – Amamentação na primeira hora de vida

Boletim ApiceON n.º 06 – Movimento Coletivo para Qualificação da Atenção, Gestão e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

Boletim ApiceON n.º 07Monitoramento e Qualificação do Cuidado ao Parto e Nascimento

Boletim ApiceON n.º 08 – Planejamento-Monitoramento-Avaliação: o trabalho em análise

Boletim ApiceON n.º 09 – É tempo de nos afetarmos por experiências potencializadoras

Boletim ApiceON n.º 10 – Experiências Positivas de Parto, Ética Profissional, Autonomia das Mulheres, Garantia de Direitos

Todas as edições

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceON)

 

Copyright (c) – ApiceON

 

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

© Copyright 2018 Apice On